Nesse ultimo sábado uns dos grandes nomes da historia do rock ( e também do mundo, ele é foda), completou 43 anos de existência, estamos falando de ninguém menos que David Eric Grohl, ou Dave Grohl. Dave nasceu em Warren, Ohio uma pequena cidade americana, mas pouco tempo depois se mudou para Washington onde iria passar sua infância e adolescência. Dave cresceu apaixonado por música, começou a fazer aulas de guitarra aos 12 anos, se encheu e foi aprender sozinho. Num verão em que passou na casa de parentes, ele conheceu o gênero que viria a fazer parte de sua historia, o punk. Dave apaixonado pelo o que havia descoberto tocou em diversas bandas de amigos durante a adolescência, enquanto estava tocando em uma dessas foi que ele aprendeu sozinho a tocar bateria (instrumento pelo qual se apaixonou loucamente por sua influencia em John Bonham, cujo homenageou com uma tatuagem de seu símbolo no pulso), por fim acabou virando baterista da banda Scream aos seus 16 anos.

Em uma turnê do Scream, um amigo lhe apresentou Kurt e Krist, logo após esta turnê o Scream acabou e Dave um dia resolveu fazer um som com os novo amigos, na época o Nirvana tinha como baterista provisório Dan Peters ,quando Kurt e Krist ouviram Dave tocar decidiram aquele seria o baterista da sua banda. Todos nós já sabemos no que deu, mas pra recapitular, o Nirvana gravou o Nevermind que foi o grande álbum da banda que fez os alcançar o patamar em que estão ate hoje. Dave sempre foi de total importância no som do Nirvana, é só olhar as apresentações deles antes do Dave, o Nirvana surgiu a partir da amizade de Kurt e Krist, Dave por algumas vezes se sentiu afastado da banda, ainda mais tendo que aguentar criticas de Kurt, que, acreditem, não gostava de seu desempenho. O Nirvana foi incrível, mas limitou Dave. Mas o Nirvana acabou, Kurt se suicidou e não fazia sentido continuar a banda, Dave já não queria mais tocar e só depois de meses voltou a encostar em uma bateria. Dave voltou a tocar a partir do pedido de um amigo, ele fez uma apresentação com ele e depois decidiu voltar a tocar, mas ele queria algo novo. Dave já tinha muito matérial que ele havia feito ainda no Nirvana, com isso ele entrou em um estúdio e gravou um cd, nesse cd ele grava todos os instrumentos (sim, ele sabe tocar de tudo), ele fez varias copias e mandou pra amigos. Junto com Nate Mendel, William Goldsmith que tinha acabado de sair de uma banda, e Pat Smear amigo de Dave e ex-guitarrista do Nirvana, se formou o Foo Fighters.

De inicio a banda já vendeu bem, o sucesso anterior de Dave no Nirvana ajudou. Mas o Foo Fighters não chegou ao que é hoje apenas com rosas, também tiveram armas disparadas pelo caminho, a saída do baterista William, por atritos profissionais com Dave, ( mas como diria meu parceiro de blog: “até que foi bom,o Foo Fighters não seria o que é hoje se o Taylor não substitui-se o William”) , a saída de Pat Smear, dois ex-Nirvana puxavam muito o foco para o passado, Pat não agüentou e pediu pra sair, a entrada e saída de outro guitarrista, por incompatibilidade artística, o envolvimento de Taylor com drogas, que o levaram ao hospital. E, é claro, a quase saída de Dave para tocar bateria no Queens of Stones ages. Fizeram do Dave e do Foo Fighters o que é hoje,uma das bandas mais incríveis de todos os tempos. Ano passado foi lançado esse incrível documentário sobre o Foo Fighters, procurem ver ele, vai explicar bem o que esta dito aqui.
Enfim, hoje no mundo sem música boa, Dave Grohl é um homem que faz a diferença, tanto pelo o que ele fez com Nirvana (que marcou o passado), pelo que ele faz com o Foo Fighters (que ainda marca o presente) ou pelo que ele vai fazer onde estiver ( que tenho certeza, marcará o futuro), Dave Grohl é único, é o Mago. Parabéns por seus 43 anos Dave.
Outros posts sobre Música:
Axl Rose, 50 anos de genialidade, talento e polêmicas.
Outros posts sobre Música:
Axl Rose, 50 anos de genialidade, talento e polêmicas.
Dave Grohl, um grande mito! Post muuuito bom, ajudando-nos a saber um pouco mais sobre ele, e conhecendo um pouco da historia do FF e do Nirvana. *--*
ResponderExcluirMuito bom o post, pelo que vejo esse blog vai ser bastante interessante. Dave Grohl, mito !
ResponderExcluir